terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O futebol e o machismo

  Talvez não exista um lugar em que o machismo esteja mais enraizado que no futebol. E não é difícil encontrar motivos que comprovem isso. Basta conviver um pouco nesse ambiente para escutar milhões de exemplos que afloram a superioridade masculina. 

  Gritos de “bicha” nas arquibancadas são algo comum e considerados, pela maioria, um grave xingamento. Mulheres, muitas vezes, não são bem-vindas, afinal “futebol é pra macho!”. Não à toa, as sobreviventes, que enfrentam o preconceito, vivem um cenário hostil, em que suas opiniões raramente são respeitadas. Ademais, sofrem um processo de exclusão, como por exemplo  com a falta de materiais futebolísticos destinados ao biótipo feminino.

 Ontem, um acontecimento evidenciou esse preconceito e, além disso, ratificou a necessidade de movimentos feministas por todo o país.

  O evento foi  o lançamento  das camisas do Atlético-MG para a temporada de 2016, mas o design inovador e a curiosa “caixa” branca nas costas da blusa titular não foram o que mais chamou a atenção. A principal atração se tornou algumas belas modelos, que desfilaram apenas com a camisa e  o biquíni, deixando em evidência as pernas e as nádegas ao longo do trajeto.


  
  Claramente, uma objetificação da mulher foi feita para agradar o público que, infelizmente, é o principal consumidor desse esporte: o homem machista. 

  Com razão, muitas mulheres, após o ocorrido, manifestaram a sua indignação, gerando várias discussões. Para a ala machista, descontente, tudo não passou de mais um “mimimi” das "feminazis" e quem apoiou a causa foi linchado e acusado de ser “maria enrustida”.

  O resultado da polêmica apenas comprovou o que já era fato. O machismo no futebol é um problema gravíssimo e que demorará anos para ser desfeito.

  Com relação ao debate, muitas pessoas podem não concordar, mas todos são  obrigados a  respeitar as alegações dessas mulheres, afinal, apenas o grupo oprimido sabe realmente o que passa.


  Que o futebol, um esporte fantástico de inclusão, mantenha sua fama. Dentro e fora de campo, todos merecem respeito e a violência presente, seja física ou verbal, precisa imediatamente ser abominada.

Um comentário:

  1. Parabéns, depois de tentar discutir o fato com vários atleticanos,alguém entendeu o contexto.

    ResponderExcluir