quinta-feira, 30 de junho de 2016

Cazares: o homem virtuoso de Aristóteles

  O início do campeonato brasileiro do Atlético foi bastante irregular. Com três derrotas, quatro empates e apenas uma vitória, o clube mineiro chegou até a aparecer na zona de rebaixamento na oitava rodada. Daniel Nepomuceno, o presidente atleticano, reforçou o elenco com jogadores caros, como Fred e Robinho, e, por isso, ninguém imaginava que o time alvinegro chegaria nessa situação. Mesmo assim, eram várias as justificativas encontradas pelos torcedores para explicar esse momento periclitante. Dentre elas, uma era unânime: a ausência de Juan Cazares.

  O meia havia disputado apenas as duas primeiras rodadas e, depois disso, foi para os EUA, para disputar a Copa América com a seleção da sua terra natal, o Equador. Sua falta era muito sentida, até mesmo pelo técnico Marcelo Oliveira. De qualquer forma, uma dúvida pairava sobre a  cabeça de todos: seria o equatoriano a solução imediata para tirar o Galo dessa enrascada?

  "Isso só ocorreria de fato se fosse um homem virtuoso", diria Aristóteles. Um homem capaz de maximizar suas potencialidades e que seria coerente em seus atos. Afinal, só uma pessoa como essa cumpriria todas as expectativas postas sobre ela, uma vez que faria exatamente o que se espera dela.

  Cazares voltou e, após quatro rodadas, ratificou essa teoria. Com atuações exuberantes, especialmente contra o Botafogo, na décima segunda rodada, demonstrou toda a sua qualidade e excelência em construir e finalizar jogadas. Com ele, que participou diretamente de onze gols (6 gols e 5 assistências), o time se tornou outro, e as quatro vitórias seguidas alcançadas confirmam isso.

  O baixinho de 24 anos mostrou ser peça essencial para o Galo na busca por voos mais altos. Daqui para frente, terá que continuar jogando de forma magistral para corresponder toda a confiança depositada pela massa e para auxiliar o Galo a conquistar o tão sonhado bicampeonato. Nada que pareça tarefa complicada, ainda mais para um jovem rico de virtudes, como Juan Cazares. 




 


  

Um comentário: