quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Obrigado, Levir!

  Hoje é um dia de boas lembranças e de um presente triste para Levir Culpi. Feliz porque faz um ano que ele levou o Galo ao seu primeiro título da Copa do Brasil. E triste porque foi anunciada oficialmente sua saída do clube, após mais de um ano e meio no cargo.

  Particularmente, tenho um apreço enorme pelo Levir. Pra mim, foi o melhor treinador que vi no Atlético. Primeiramente, em 2006, ele comandou o time que venceu a série B. Uma página manchada na história do clube, mas que não deixou de ter um gostinho especial. Ano de muitas vitórias e de um título nacional, pouco valorizado, mas o primeiro que acompanhei ao vivo. Depois, a goleada sobre o Cruzeiro na final do Mineiro, em 2007, que marcou sua saída para o Japão.

  Vários anos se passaram, Levir aprendeu japonês e virou até samurai, e talvez por isso, voltou diferente para o Atlético, 7 anos depois.  O seu estado de espírito se tornou outro. Alegre, carismático, sereno. O que foi traduzido em campo, com o time jogando para frente sem medo de se expor, e nas coletivas, sempre bem humoradas e com uma irreverência pouco habitual para um treinador de futebol.


  
  O trabalho bem feito e a longo prazo deu resultado, e Levir conquistou três títulos com o Galo: Recopa, Copa do Brasil e Mineiro. Sempre com um futebol envolvente e incisivo, até com certa irresponsabilidade.

  O único ponto fora da curva nessa segunda passagem pelo clube de Belo Horizonte foram as últimas semanas, turbulentas e desgastantes. O time não conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro e levou algumas goleadas. Essas falhas na defesa começaram a irritar grande parte dos torcedores, e sua teimosia característica, só afligiu a situação.

  De qualquer forma, esses atritos finais não conseguem sujar a linda história que Levir teve no Galo que, hoje, teve um ponto final. Na sua última entrevista, as risadas deram lugar a tristeza e as lágrimas. E isso só evidencia que é um personagem ímpar no futebol nacional. Criou um laço forte com o clube, sempre com sinceridade e realizando um trabalho honesto.


  Agora, nós, torcedores, só temos que agradecê-lo. Obrigado, Levir, por engrandecer ainda mais as páginas do Atlético. E que isso sirva de inspiração para que ele conte tudo o que passou aqui em um novo livro, talvez um “burro com sorte 2”.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário