terça-feira, 25 de agosto de 2015

Quanto vale o Neymar?

  Nesta semana, o Manchester United fez uma proposta que chocou o mundo da bola. O time inglês ofereceu 190 milhões de euros ao Barcelona pelo jovem Neymar, de 23 anos. A equipe catalã prontamente recusou a oferta, o que deixa implícito que considera o atacante insubstituível e que deve estar livre de dívidas. Afinal, praticamente nenhum clube do mundo recusaria uma oferta de 760 milhões de reais por um jogador.

  Com essa grana no caixa, o Barcelona poderia ir às compras e fazer a “festa”. Para ter uma noção do quanto essa quantia representa, é possível comprar aproximadamente 290 mil Iphones de 16 GB. Com esse valor, também é possível comprar cerca de 840 Ferraris, modelo California 2015.

  A quantia é tão absurda que, considerando apenas o valor da transferência, o Barcelona teria um dos maiores PIBs da África, se fosse um país desse continente. Com 190 milhões, ficaria na quarta posição, perdendo apenas para o Egito, África do Sul e Argélia.

  A venda não foi concluída, mas, se desse certo, a diretoria catalã teria crédito para buscar nomes de peso. Do futebol nacional, certamente poderia contratar todos os jogadores dos 20 times da série A e ainda sobraria troco, ou melhor, milhões de troco. Já no futebol europeu, o time espanhol poderia comprar dois excelentes jogadores, Pogba e Hazard, que juntos custariam, a preço de mercado, um valor semelhante ao pago por Neymar. Outro bom negócio seria o trio do futebol inglês: Aguero, Fábregas e Sanchez. Três jogadores de elevado nível técnico que poderiam suprir a ausência do brasileiro.

  Se fosse para a Inglaterra, Neymar seria a maior contratação da história do esporte. Superaria, e muito, o maior valor pago até hoje, que ocorreu na venda de Bale do Tottenham para o Real Madrid, em 2013. Quase 100 milhões de euros separam as duas transações, o que mostra que o futebol realmente subiu de patamar no âmbito financeiro.

  Será que um ser humano, com pernas e braços semelhantes às dos demais jogadores, vale esse preço? Será que valores tão astronômicos retratam a realidade em que vivemos? Em um mundo de muita desigualdade e com diversos países em crise, essa proposta mostra que o futebol europeu, principalmente o inglês, é jogado em um outro planeta.


  Já para o Neymar, a proposta é muito enriquecedora para a sua carreira. Valorizou ainda mais o atacante no cenário mundial, que pode exigir um salário melhor (se isso for possível) e receber mais ofertas para ser garoto propaganda de marcas. Principalmente, essa aposta de um grande clube inglês mostra que, cada dia mais, todos acreditam que ele irá se tornar em breve o melhor jogador do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário