sábado, 13 de junho de 2015

Gareth Bale: a esperança do País de Gales

  A seleção de futebol do País de Gales possui pouca tradição. Disputou a Copa do Mundo apenas uma vez, em 1958 e nunca jogou a Eurocopa. Mas essa situação pode mudar. Tudo por conta de um grande talento que tem todas as virtudes pra ser o maior da história do país, Gareth Bale.

  O galês nasceu em Cardiff, mas deu seus primeiros passos no futebol no sul da Inglaterra, em  Southampton. O velocista, ainda franzino, apresentava muitas qualidades e foi para o Tottenham em busca de uma maior projeção no cenário internacional.

   No time de Londres, Bale começou a se destacar e passou a jogar mais avançado, abandonando sua posição de origem, a lateral esquerda. Ajudou a equipe a conquistar uma vaga na Champions League, na temporada de 2010-2011 e sobressaiu-se no torneio, em especial na partida contra a Inter de Milão, nas oitavas de final. Nesse jogo, contra os atuais campeões, fez três gols na partida de ida e deu duas assistências no jogo de volta. Duas atuações fantásticas que mostraram ao mundo o seu potencial.

  Com o passar dos anos, o galês se tornou o astro da equipe, e grandes times europeus começaram a querer contratá-lo. Ao ser eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês da temporada 2012-2013, a transferência foi inevitável. O destino: Real Madrid. O preço: 101 milhões de euros. Bale se tornaria não apenas um reforço, mas a maior contratação da história do futebol.

  Na equipe espanhola, Bale conquistou prestígio, títulos e dinheiro. Ganhou a Champions League, passou a ser considerado um dos melhores do mundo e começou a receber mais de 20 milhões de euros por ano. O que mais poderia querer?

  Agora, Bale quer ajudar o seu país. Seu primeiro objetivo é levar o País de Gales para a Eurocopa. E está muito próximo disso. A Seleção está em primeiro lugar no grupo e só depende de si para garantir a vaga. O camisa 11 já fez cinco gols na competição e lidera o time em busca dessa conquista inédita.

  Na última partida, contra a promissora seleção belga, Bale mostrou o que se espera dele. Na vitória por 1 x 0, balançou as redes na única oportunidade que teve. Além disso, marcou e articulou jogadas. Em uma equipe frágil e de poucos talentos,  recebe o auxílio de Ramsey, meio campista do Arsenal, mas sabe que tem que ser o diferencial e não foge dessa responsabilidade.

  Será que Bale conseguirá alcançar patamares com a Seleção que craques como Ryan Giggs não conseguiram? Isso só o tempo dirá. Só podemos torcer para poder acompanhar suas arrancadas na Eurocopa e, talvez, seus belos chutes em uma Copa do Mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário