quarta-feira, 15 de abril de 2015

Os espetáculos da Champions League

  Os times entram em campo. A música tema da Champions League toca. De um lado das quartas de final, os líderes dos Campeonatos Espanhol e Francês. Do outro, o líder do Alemão contra o vice líder do Português. Garantia de muita adrenalina e emoção.

  No Estádio do Dragão, o Porto recepcionou o todo poderoso Bayern de Munique. Considerado o azarão do confronto, o time de Portugal surpreendeu e venceu por 3 x 1. O veterano Quaresma arrematou dois tentos e foi o nome do jogo. Jackson Martínez, revelação colombiana, também fez o seu. Thiago, um dos poucos que fez boa partida na equipe bávara, descontou para os alemães. Com esse resultado, os portugueses podem perder por até um gol de diferença na Allianz Arena. 50 092 torcedores assistiram a um grande jogo do Porto, que busca o terceiro título do torneio e está invicto na atual edição.


                                            
           Gols de Porto 3 x 1 Bayern

  No outro confronto, no Estádio Parc des Princes, o milionário PSG enfrentou o Barcelona. O uruguaio Luis Suárez marcou dois belos gols e ajudou o time catalão a sair com a vitória. Neymar também balançou as redes, e Van der Wiel deu números finais ao jogo. Com a vitória por 3 x 1 fora de casa, a equipe espanhola garantiu excelente vantagem para o jogo de volta. Já o time parisiense, que não perdia em casa em competições europeias desde 2006, está mais distante do tão sonhado primeiro título da Liga dos Campeões.


   Esses dois confrontos guardam mais coincidências do que o mesmo placar final. Nos dois jogos, a posse de bola ficou em torno de 60% contra 30%, o que mostra que houve um time que assumiu o controle do jogo na maior parte do tempo. Essas equipes foram o Barcelona e o Bayern de Munique, que garantiram uma maior autoridade no jogo ao adotarem a filosofia do técnico Guardiola. Isso também mostra que ter uma maior posse de bola não significa sair com a vitória, uma vez que o time alemão não conseguiu um resultado positivo em Portugal.

  Nas duas partidas, zagueiros brasileiros saíram como vilões. Dante, jogador do Bayern, perdeu a bola para Quaresma na entrada da área do goleiro Neuer. O português aproveitou a chance e marcou seu segundo gol no jogo. Já David Luiz, beque do Paris Saint Germain, levou dribles entre as pernas nos dois gols marcados por Suárez. Esses dois jogadores também formaram a dupla de zaga brasileira no fatídico 7x1, que parece não ter fim.

  
  Essa competição é europeia, mas tem molejo brasileiro. Nesses dois embates, a maioria dos jogadores tinha origem tupiniquim. Catorze brasileiros entraram em campo, e apenas um marcou gol.


  Na próxima terça feira, acontecerão os jogos de volta. Apesar de dois times terem garantido boa vantagem, os confrontos continuam abertos. Esse tradicional torneio, que é sempre imprevisível, ainda guarda muitas emoções para os próximos espetáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário